Provavelmente você nunca se perguntou como e onde conservar alguns alimentos, apenas viu alguém fazendo e assumiu que era a melhor maneira. E é justamente por esse motivo que hoje iremos lhe dizer qual a melhor maneira de conservar alguns alimentos.
- Pão: Se você gosta de pão seco e duro guarde-o na geladeira, caso contrário o pão deverá ser consumido em até 4 dias depois de aberto. Mas se você mora sozinho e um pacote de pão dura eternamente, guarde metade no freezer e quando a outra metade acabar basta descongelar.
- Ovos: Por morarmos em um país que faz calor na maior parte do ano os ovos devem ser guardados na geladeira em um local que não seja a porta e não sofra muita alteração de temperaturas.
- Manteiga: Dependendo do tempo em que você levar para consumir um potinho de manteiga ele poderá ser armazenado tanto dentro quanto fora da geladeira. Consumo rápido fora da geladeira, e lento na geladeira.
- Mel: Não deverá ser guardado na geladeira e se for aquele mel comprado direto do apicultor ele dura por muito tempo. E se o meu cristalizar saiba que esse é um processo natural que ocorre devido a separação da glicose da frutose, formando cristais. O tipo da origem floral, o pólen e o néctar das flores utilizado pelas abelhas para produzir o mel, são fatores que interferem na rapidez da cristalização e não é um sinal de mel ruim, pelo contrário, isso significa um mel puro.
- Café: A melhor maneira de conserva o pó de café é mante-lo em um recipiente hermeticamente fechado e fora da geladeira.
- Tomate: Tomates nunca devem ir à geladeira. A baixa temperatura da geladeira destrói suas moléculas de ácidos e açúcar que dão o sabor do tomate, e além disso altera sua estrutura celular modificando sua textura.
- Batata: Batatas não devem ser colocadas na geladeira porque o amido se transforma em açúcar e muda não só o sabor, mas a cor e a textura. Um local fresco, arejado e escuro é ideal, como um saco de papel aberto dentro da despensa.
- Molho de Pimenta: Aberto ou fechado, o vidro de pimenta em conserva tem que ficar fora do refrigerador. É um alimento que dura até três anos fora da geladeira por possuir ingredientes que o conservam, como vinagre e azeite.
- Melão e Melancia: Pesquisas recentes descobriram que deixar essas frutas em temperatura ambiente ajuda a manter os antioxidantes intactos. Depois de cortadas, vão para a geladeira por até quatro dias.
- Manjericão: Baixas temperaturas não são recomendadas. O manjericão deve ser lavado, seco, seus caules cortados em diagonais e mantido em um copo com água coberto com um saquinho fora da geladeira.
Fontes: Mother Nature Network; GQ Brasil
PUBLICIDADE