Cada vez mais buscamos uma alimentação saudável, mas fica um pouco difícil essa prática no Brasil, já que é o país que mais consome agrotóxicos no mundo.
Eliminar 100% dos agrotóxicos das frutas, verduras e legumes que chegam a sua mesa é praticamente impossível, mas eliminar até 90% é possível.
Siga algumas dicas que foram descobertas em pesquisas e também orientadas pela Anvisa.
#1 Lavar bem frutas e vegetais com água corrente remove alguns resíduos de pesticidas e elimina algumas substâncias tóxicas.
#2 Limpar alimentos com escova, esfregando suavemente para remover sujeira e resíduos tóxicos.
#3 Evite lavar frutas e legumes antes de armazenar, isso faz com que se estraguem mais rápido, já que a umidade favorece os microrganismos e bactérias.
#4 Limpar os vegetais somente próximo ao seu consumo, e de preferência com água levemente morna.
#5 Fazer a imersão dos alimentos, durante 20 minutos, em uma mistura de água com hipoclorito de sódio (água sanitária), antes do consumo. O ideal é 1 colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água. Depois lave o alimento na água corrente.
#6 Fazer uma solução de vinagre e sal. Coloque água em uma tigela e adicione meia xícara de vinagre de maçã e 3 colheres de sopa de sal, diluindo bem. Deixar frutas e legumes por 20 minutos nesta mistura e depois enxaguar.
#7 Lavar as frutas e legumes com água corrente e em seguida mergulhe as frutas e legumes em uma solução de 1 litro de água com 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio. Esfregue bem os alimentos para remover bactérias e resíduos químicos. Em seguida enxague.
A dica seguinte e mais eficaz, é do biólogo e professor Mauro Velho, dada no programa Globo Repórter.
#8 Consiste em 4 etapas:
1ª Deixar os vegetais de molho em uma bacia com água limpa por 5 minutos.
2ª Transferir os vegetais para uma bacia com água e bicarbonato de sódio e deixar de molho por 40 minutos – 1 colher de sopa para cada litro de água.
Esta é etapa mais importante, pois, segundo o professor, o bicarbonato remove até 90% dos agrotóxicos.
3ª Passar os vegetais para uma bacia com água limpa e deixar de molho por mais 5 minutos. Esse passo é importante para a próxima etapa, já que o bicarbonado não pode ser misturado em hipótese alguma com o vinagre para que não haja reação química entre eles e com isso se anule o efeito.
4ª Deixar os vegetais de molho na solução de água com vinagre por 40 minutos – 1 colher de sopa de vinagre para cada litro de água.
E assim está finalizada a desintoxicação dos vegetais.