Blog

5 Dicas Preciosas para Cozinhar o Macarrão Perfeito

Aprenda a reparar os erros que você provavelmente comete ao preparar macarrão em casa. Siga corretamente nossas 5 dicas e prepare o macarrão perfeito.

Todo mundo concorda que preparar um macarrão não é lá uma tarefa tão difícil, certo? Mas confesse que algumas vezes seu macarrão ficou assim, tipo “unidos venceremos” ou aquela clássica “gororoba”. Pois é, as vezes é apenas falta de habilidade, mas com certeza se você seguir nossas dicas seu macarrão será sempre um sucesso.

Dica 1 – Quantidade Correta de Água

Esse pode ser o principal motivo do seu macarrão ficar sempre com aquele aspecto meio “empapado”. Se colocarmos menos água do que o macarrão necessita para cozinhar, o macarrão pode sair grudado, isso é por que durante o cozimento ele perde amido, que forma uma espécie de cola. Essa cola impede que o macarrão se hidrate e favorece que ele grude um no outro.

É preciso colocar a quantidade correta de água, o ideal é 1 litro de água para cara 100 g de massa.

Dica 2 – Sal Durante o Cozimento

Deu pra notar que a água é o fator determinante para que a sua massa saia perfeita, né? Pois é, e essa água toda precisa estar salgada! A proporção de sal e água deve ser de cerca de 1,5 gramas por litro de água. Não entre em pânico! Pode parecer chocante, mas a maioria do sal irá permanecer na água quando escorrer o macarrão.

Apenas adicione o sal depois que a água começar a ferver, ciência e ficção? Não! Princípios físico-químicos. Adicionar o sal antes da água ferver retarda seu ponto se ebulição, ou seja, ela irá demorar mais para ferver. E, finalmente, eu recomendo usar o sal marinho ao sal refinado, princípios físico-químicos? Não, neste caso, é uma questão de conveniência, porque o sal marinho possui um sabor menos salgado. Na verdade, não há nenhum problema se você só tiver o sal refinado.

Pasta cozimento

Dica 3 – O Cozimento

Adicione o macarrão apenas depois da água já fervendo e com sal e mantenha o fogo alto para garantir que a água não pare de ferver. Não tampe a panela. Verifique na embalagem o tempo de preparo e siga o mesmo como teste. Normalmente as indicações da embalagem são para o ponto ” al dente”. Se for massas frescas feitas por você ou feitas por um artesão estima-se que o tempo de cozimento seja de  3-4 minutos. Com relação a por óleo ou azeite na água do cozimento o ideal é que seja utilizado apenas para massas mais grossas como tagliatelle ou lasanha. Não é bom abusar deste método porque ele pode interferir no sabor final da massa com molho.

 macarrão na panela

Dica 4 – O Molho

O ideal é que prepare o molho antes que o macarrão esteja cozido. Então, dependendo da sua habilidade na cozinha, prepare o molho antes, isso evita que o macarrão grude depois do cozimento enquanto espera que o molho fique pronto. Dois minutos antes do final do cozimento do macarrão, aqueça o molho em uma panela grande o suficiente para manter todo o macarrão. Depois de envolver o macarrão ao molho o ideal é servi-lo imediatamente.

macarrão com molho

Dica 5 – Finalização

A massa deve ser cozida “al dente” o que significa que a pasta deve ser macia, mas não muito mole. O tempo que demora a ser “al dente” depende dos ingredientes da massa, a sua forma e espessura.  Assim que a massa estiver cozida escorra-a imediatamente. Deixar a massa na água quente depois de desligar o fogo não irá parar o cozimento.  Um outro processo que com certeza você já ouviu falar antes e após escorrer a massa é de lavá-la com água corrente, certo? NÃO, Errado! Esse passo só deve ser feito se o seu macarrão foi preparado para uma salada, por exemplo. Assim que escorrer o macarrão, adicione-o ao molho quente imediatamente e misture tudo muito bem.

PUBLICIDADE