Desde pequenos somos ensinados a não comer algo que caiu no chão, a lavar sempre as mãos antes das refeições e outras práticas de higiene que são importantes para a nossa saúde. Mas, quem nunca disse a famosa frase ”O que não mata, engorda” quando algo muito apetitoso caiu no chão e o desejo de comê-lo foi maior que os ensinamentos….rsrs.
Mas as regras de lavar tudo antes de comer não se aplica à alguns ingredientes na cozinha, isso porque a prática de lavar todos os ingredientes pode fazer com que as bactérias que neles já existem se proliferem e algo que deveria contribuir para sua saúde pode acabar arruinando-a.
Vamos listar alguns alimentos e como manuseá-los de maneira correta evitando assim danos a sua saúde.
Alimentos que NUNCA devem ser lavados
#1 Ovos
Os ovos não podem ser lavados antes de irem para a geladeira por terem a casca porosa, ou seja, a água em contato com a casca proporciona a entrada de sujeiras e proliferação de bactérias. Mas os ovos podem sim serem lavados imediatamente antes do uso. Outra recomendação importante dos especialistas é tirar os ovos da embalagem em que foi comprada e colocar em vasilhas ou no lugar próprio da geladeira para armazenamento, desde que não seja na porta. Com o abrir e fechar da geladeira, o ovo, sofre alteração de temperatura e pode estragar facilmente.
#2 Frango
Bactérias presentes no frango fresco são muito perigosas para a nossa saúde. A mais conhecida de todas é a salmonela. Muitas pessoas lavam o frango antes de cozinhar pensando em resolver esse problema, mas isto está longe de ser verdade. Quando você lava, a água que você usa ajuda os microrganismos a se espalharem para as suas mãos e para a pia, podendo contaminar uma louça mal lavada e outros alimentos ao redor, principalmente saladas. Se, ao invés disso você começar a cozinhar diretamente o frango, esses agentes infecciosos irão morrer. Mas caso você não se sente confortável em cozinhar o frango antes de limpar, o ideal é ferve-lo 2 vezes e eliminar a água, ai então estará seguro para cozinhar.
#3 Carne
Assim como o tópico anterior, você não deve lavar a carne fresca (carne bovina, porco, cordeiro e outras) porque as bactérias também se espalham rapidamente. Você se livrará de qualquer contaminação com o cozimento ou preparando em altas temperaturas. Antes de cozinhar, use guardanapos para absorver o suco/líquido que geralmente fica retido na superfície da carne. Depois disso, lave suas mão para impedir a proliferação de bactérias!
#4 Macarrão
Apesar de ser uma prática pouco comum, algumas pessoas lavam o macarrão antes de cozinhar. Isso na verdade não causa nenhum prejuízo a sua saúde, mas não é uma boa ideia, já que remore o amido, que, entre outras coisas, ajuda a absorver melhor os molhos que são usados em acompanhamento com a massa. Mas uma prática bem comum que não deveria ser feita é lavar o macarrão depois do cozimento, salvo no caso do macarrão para salada fria.
#5 Cogumelos Frescos
Você não deve manter cogumelos frescos de molho na água quando for lavá-los. A razão principal é que, por serem fungos, absorvem os líquidos de forma muito eficaz, e podem nesse caso absorver bactérias e sujeiras presentes nessa água. O ideal enxaguá-los e remover possíveis sujeiras na casca rapidamente, secando com uma toalha de papel em seguida.
Alimentos DEVEM ser lavados
#1 Frutas e Verduras com Casca não comestíveis
A banana, laranja, abacaxi, melancia, a abóbora e outros têm cascas não comestíveis (vale mencionar que ainda assim as cascas podem ser utilizadas em chás, sucos e doces), no entanto, é necessário lavar esses alimentos antes de descascá-los, já que podem estar cobertos por terra, e outras substâncias que podem ser transferidas para o interior da fruta ou vegetal enquanto você o manipula.
#2 Latas, embalagens de leite, iogurte e outros
Nunca abra embalagens de leite, manteiga, iogurte, latas e outros sem antes lavá-los. Você não sabe como essas embalagens foram armazenadas, e muitas bactérias podem estar presente por fora, especialmente na tampa e se aberto se lavar, podem contaminar o alimento.
Outra dica importante é lavar as embalagens de iogurte, manteiga, requeijão assim que chegar do supermercado e outros antes de levá-los a geladeira da sua casa para evitar a contaminação dos alimentos já guardados.