Blog

A Tapioca é um Alimento Saudável? Mitos e Verdades Sobre a Tapioca

O que é a Tapioca?

A tapioca nada mais é do que a fécula extraída da mandioca, usualmente preparada em sua forma granulada. Essa fécula da mandioca é o principal ingrediente para muitas iguarias brasileiras.

A tapioca é um alimento com muitas fontes nutricionais, 100 g desse alimento contêm:

  • Calorias: 130 kcal;
  • Proteínas 2 g;
  • Gorduras totais 3,9 g;
  • Carboidratos 22 g;
  • Colesterol 1 mg;
  • Sódio 145 mg;
  • Potássio 92 mg;
  • Fibra alimentar 0g;
  • Cálcio 71 mg;
  • Magnésio 6 mg;
  • Vitamina C 0,3 mg;
  • Vitaminas do complexo B 0,8 UI.

Como observado, a tapioca possui pouca quantidade de calorias, mas contém excessiva quantidade de carboidratos, algo pouco interessante para nossa saúde.

Contudo, a tapioca possui potentes benefícios para saúde, como listados abaixo abaixo.

Principais Benefícios da Tapioca

Embora esse alimento contenha bastante carboidrato em sua composição, o seu uso de maneira controlada pode trazer alguns benefícios para seus consumidores. Sendo eles:

  •  Manutenção da saúde dos ossos

Comparando a tabela de valores nutricionais da tapioca, um dos micronutrientes que mais aparecem é o cálcio. Como se sabe o cálcio é responsável pelo fortalecimento dos ossos e dentes, além de ser de fundamental importância na contração de todos os músculos do corpo. Portanto, ingerir tapioca é benéfico aos ossos.

  •  Melhora do sistema nervoso e capacidade cognitiva

 A tapioca contém uma pequena dose de vitaminas do complexo B e também uma quantidade considerável de magnésio. A união desses dois nutrientes é benéfica para o sistema nervoso.

  •  Benéfica para gestantes e para saúde do bebê

A tapioca contém doses de vitaminas do complexo B. As vitaminas desse complexo – principalmente o ácido fólico são fundamentais para a boa formação do tubo neural do feto.

Por isso, ingerir esse alimento de maneira controlada durante a gravidez pode ser uma boa ideia.

  •  Benéfica para a pressão sanguínea

A tapioca contém ótima dosagem de potássio em sua composição. O potássio funciona como regulador da pressão de vasos sanguíneos, além de ser responsável em conjunto com o sódio pelo balanço eletrolítico do organismo.

A ingestão desses níveis de potássio proporciona uma melhora da pressão arterial o que diminui a chance do paciente desenvolver problemas vasculares, como infarto, ou AVC, por exemplo.

 Cautela no Consumo Exagerado

Esse tipo de alimento caiu na graça dos sites e revistas fitness de todo o país. O que fez com que seu consumo fosse extremamente potencializado. Entre as principais promessas do consumo estava o emagrecimento.

Embora possua poucas calorias em sua composição, a tapioca é um alimento com um alto teor de carboidratos, além de nenhuma fibra dietética em sua composição, algo pouco interessante quando o assunto é emagrecimento.

As altas taxas de carboidrato levam a um aumento da glicose sanguínea, que estimula a produção de grande quantidade de insulina, que por sua vez tendem a armazenar esse excesso de glicose em forma de gordura corporal.

Veja abaixo alguns Mitos e Verdades sobre a tapioca.

Consumir Tapioca é melhor que o pão. MITO

Ambos são amidos, fonte de carboidratos simples (sem fribras)

Tapioca tem menos calorias que o pão. MITO

Em termos calóricos, uma fatia de pão de forma oferece 67 calorias e 1 tapioca, com as mesmas 25g, oferece 86 calorias.

A tapioca é nutritiva? MITO

A mandioca e sua farinha (tapioca) tem menor valor nutricional. Pobre em proteínas, sem fibras, sódio e ômega 3, a tapioca possui pequenas quantidades de vitaminas do complexo B como folato e vitamina B1, além de alguns minerais como cálcio, ferro, potássio.

Ela pode auxiliar no ganho de peso? VERDADE

O consumo em excesso da tapioca, terceira mais importante fonte de calorias dos trópicos.A tapioca contém quantidade significativa de carboidrato de alto índice glicêmico. ¼ de copo de tapioca seca possui aproximadamente 136kcal de carboidrato capaz elevar os níveis de insulina”.

O melhor recheio para a tapioca é o queijo? MITO

Quando preparada com alimentos que contenham proteínas como o queijo, (seja ele um queijo magro ou gordo), e aquecidas sob ação direta do fogo, contribui para a formação de produtos de glicação não enzimática avançada, que podem acelerar o envelhecimento das células no nosso corpo.

Tapioca fornece energia rapidamente? VERDADE

Por ser um alimento de alto índice glicêmico, pode ter grande utilidade para atletas, ou praticantes de atividades físicas de alta intensidade por um período prolongado, pois contribui para a ressíntese do glicogênio hepático e muscular após o exercício.

Somos o que comemos, devemos sempre fazer boas escolhas alimentares, para colhermos todos os benefícios que alimentos de qualidade podem nos oferecer.

Fonte : drrocha.com.br ; O Globo.

PUBLICIDADE